O Paradigma De Negócio De Empresas Como Uber, Airbnb Ou Wallapop
No Vale do Silício são chamadas de “unicorns” (unicórnios) na forma como operam e executam a tua magia. E, de facto, essa magia consiste em que chegaram a onde estar sem ter nada seu pela venda. Como queremos moldar a nossa corporação para a economia colaborativa. Tudo o que a tua pequena e média empresa pode assimilar com a Apple. Erros históricos de grandes empresas como a Chevrolet, Danone ou Coca-Cola. O que é o paradigma de negócio destas unicorns de Sillicon Valley?
Estamos a expressar de empresas como Uber, Airbnb, Blablacar, Wallapop, Alibaba, Facebook… quem não conhece estes nomes? Trata-Se de uma das startups mais rentáveis nascidas nos últimos anos e, entretanto, respondem a um entusiasmado padrão de negócio.
Uber é a corporação de táxis mais potente do universo e não tem nem um táxi na propriedade. Alibaba é o comércio online mais poderosa e não tem produtos no seu inventário. O Airbnb oferece milhões de quartos em o mundo todo e não tem nenhuma delas. Poderá-Se dizer de magia, mas assim como de realidade. O certo é que todas elas são corporações exponenciais, isto é, aquelas que, com sua estrutura pequena, são capazes de aumentar em dez vezes seu lucro de forma permanente e exponencial.
Modelos de negócio baseados em não ter os ativos que oferecem pela domínio ou pagar cada aluguel por eles. Antes da chegada da internet, era impensável que uma organização que não tinha nem serviços ou produtos possa rentabilizarse. Nesta hora, temos vários exemplos de que não apenas não é por isso, no entanto que as organizações mais lucrativas são as que não possuem os recursos que oferecem.
Modelo de negócio: o Que têm, todas elas em comum? Em primeiro território, são empresas que nascem da economia colaborativa. Mas, apesar dessas “organizações que não vendem nada” tenham nascido da economia colaborativa, não são economia colaborativa. São corporações. Empresas que não têm a posse dos ativos que oferecem, sim.
Deste jeito, é respeitável sobressair a diferença entre esses modelos e a economia colaborativa. Uber não é o mesmo que Blablacar, apesar de tuas diferenças cada vez são menos latentes. Em teoria, um motorista que fornece uma viagem em Blablacar não busca rentabilizar, contudo que pesquisa criar este artigo os custos com o resto de ocupantes.
- Formação de armas nucleares
- 1992 – Valor Facial de 60 pta. – Colombo e a descoberta
- Já que essa não era a loja certa pro teu produto
- Chic feminino i accessories
Todavia, Uber apresenta serviços de táxis não profissionais a custo reduzido para o usuário, com o propósito de obter “uma renda extra”. Não AirBnb é o mesmo que o couchsurfing, que em tão alto grau se pôs de moda há alguns anos.
São capazes de rentabilizar ao máximo cerca de ativos que, simplesmente, não possuem. Eles são meros intermediários, que removem as mediações e facilitam ao máximo estas transações. Por exemplo, o Airbnb coloca em contato pra usuários que querem dar quartos ou casas de sua propriedade pra estadias curtas estadias com aqueles que os buscam, de uma forma não profissional. Em troca, a empresa cobra uma quantidade económica condicionada na transação, obtendo o negócio pelo alto volume de aluguéis que se exercem a cada minuto no seu portal. Hoje em dia está estimada em 30.000 milhões de dólares. Se tomarmos as empresas de aluguer de automóveis, Uber é, neste momento, a corporação de táxis maior do universo, todavia sem ser a dona de nenhum carro, nem sequer tendo a condutores em folha de pagamento.
Os “taxistas” não são profissionais que recebem uma renda extra (alguns já ganham mais do que uma renda extra). Como se pode observar, ao fim e ao cabo, não está delineando nada novamente, no significado de que a toda a hora existiram os distribuidores ou intermediários.
Um intermediário, que colocava em contato com um fornecedor, um freguês. Nada de novo. Não obstante, a novidade destes modelos reside no papel do comprador. No padrão habitual, o distribuidor ou intermediário centra-se no fornecedor, ou seja, busca os incríveis fornecedores.