O Cálcio Tem Seis Isótopos Estáveis

O Cálcio Tem Seis Isótopos Estáveis

O cálcio é um item químico, de símbolo Ca e de número atômico 20. Sua massa atômica é 40,078 u. O cálcio é um metal mole, esbranquiçado, que é o quinto mais abundante em massa na crosta terrestre. Também é o íon mais abundante dissolvido pela água do mar, tal quanto por tua molaridad e como, por sua massa, após o sódio, cloretos, magnésio e sulfatos. Os íons cálcio atuam de estima-se que, em muitas reações enzimáticas, intervêm no metabolismo do glicogênio e, juntamente com o potássio e o sódio, regula a contração muscular.

Na fala vulgar utiliza a voz cálcio para alegar-se a seus sais (v.g., esta água tem muito cálcio; em tubulações deposita-se muito cálcio, etc.). O cálcio é um metal alcalinotérreo, arde com chama vermelha formando óxido de cálcio.

O cálcio tem seis isótopos estáveis, dos quais o 40Ca é o mais abundante (noventa e sete %). O cálcio (do latim calx, calis , cal) foi descoberto em 1808 por Humphry Davy por intermédio da eletrólise de uma amálgama de mercúrio e cal.

O óxido de cálcio (CaO) é produzido por decomposição térmica de calcário, rocha rica em carbonato de cálcio, em altos-fornos, aplicando um recurso ininterrupto de leito. O óxido, chamado cal viva, é amplamente utilizado na construção. Também é usado em arcos de luminosidade de alta intensidade (luz de cal) porque suas características espectrais pouco tradicionais e como agente desidratante industrial.

A indústria metalúrgica há extenso uso do óxido no decorrer da diminuição de ligas não ferrosas. O hidróxido de cálcio (Ca(OH)2), chamado cal apagada, tem algumas aplicações onde o íon hidroxila é preciso. No procedimento de desligamento do óxido de cálcio, o volume de cal apagada se expande ao dobro da quantidade de cal viva inicial, episódio que o torna útil para quebrar pedra ou madeira.

  • Maior ou pequeno sonolência, ou modificação dos ritmos de sono ao longo da gravidez e vigília
  • 2 colheres de sopa de tomate frito
  • dezoito Instituto Sheffield
  • quatro Primeiras tentativas de sistematização
  • Chegar outra vez à localização de cócoras
  • vinte – trinta e nove

Além de sua função pela construção e manutenção de ossos e dentes, o cálcio também possui diversas funções metabólicas. Afeta a atividade de transporte das membranas smartphones, agindo como um estabilizador da membrana. Também influencia a transmissão de íons através das membranas, e a liberação de neurotransmissores. É primordial cálcio pela transmissão nervosa e pela regulação dos batimentos cardíacos. O equilíbrio de íons de cálcio, sódio, potássio e magnésio mantém o tônus muscular e controla a irritabilidade nervosa.

O principal repositório de cálcio dentro das células é o retículo endoplasmático. Alguns de seus sais são bastante insolúveis, tendo como exemplo, o sulfato (CaSO4), carbonato (CaCO3), oxalato, etc. Assim, no ser humano, está presente nos ossos, como hidroxiapatito de cálcio (Ca10(OH)2(PO4)6). O cálcio favorece pra formação das placas de alguns arteriosclerose.

O cálcio esquelético, ou seja, o armazenado nos ossos, tem um componente relativamente não-intercambiável, que é estável, e um componente rapidamente mutável, que participa das atividades metabólicas. O componente intercambiável podes ser considerado uma reserva que se acumula no momento em que a dieta disponibiliza uma ingestão adequada de cálcio. É armazenado principalmente nas extremidades dos ossos longos e se impulsiona pra responder o acrescento das necessidades de crescimento, gravidez e amamentação.

Na falta dessa reserva, o cálcio tem que eximir-se da mesma reserva óssea; se a ingestão inadequada de cálcio se prolonga resulta numa infraestrutura óssea deficiente. O cálcio se apresenta nos ossos sob a forma de hidroxiapatita, uma infraestrutura cristalina que consiste de fosfato de cálcio, que se organiza por volta de uma matriz orgânica de proteína colagenosa para propiciar potência e rigidez. Muitos outros íons apresentam-se, como flúor, magnésio, zinco e sódio. Os iões minerais se difundem dentro do líquido extracelular, lavando os cristais e permitindo o depósito de novos minerais. Os mesmos tipos de cristais se apresentam no esmalte e da dentina dos dentes, lá há pouco intercâmbio de minerais e cálcio, não está disponível com facilidade para os períodos de deficiência.