INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL, 2019, VOL. 3, Nº 7

INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL, 2019, VOL. 3, Nº 7

Outra mutável que caracteriza esta população é a sua idade, as 3/quatro partes têm entre 18 e 37 anos. A maioria dessas mulheres, assim sendo, mantêm uma conexão mais ou menos estável e quase todas elas têm qualquer filho ou filha de sua ligação atual, ou de outras adquiridos anteriormente. Uma vez caracterizado o colectivo, de lado a lado das variáveis sexo, idade, procedência e ocorrência convivencial, vamos entrar em outros aspectos, que nos ajudem a aprender a realidade nesse.

Para compreender o “projeto migratório” e a configuração da comunidade dominicana no novo assunto social, vamos ler novas características do tema de origem, que são definidas pelas estruturas sócio-culturais e de gênero existentes. O desemprego das mulheres pela localidade e por todo a nação é mais elevado que o do homem.

  • 3 Negócios e jornais 3.1 Funcionamento interno
  • Uma transformação
  • Universidade Mexicana de Educação a Distância (UMED)
  • Unapulgaeneluniverso (conversa) 13:36 quatrorze jun 2017 (UTC)

Pra 1980 as taxas de desemprego feminino eram de 24,quatro % na zona urbana e de 53,0 % pela zona rural, sempre que que as masculinas eram de 16,3 % e de 14,oito %, respectivamente. Pela localidade Sudoeste, os trabalhos qualificados que com superior freqüência desempenham as mulheres são os de professora, enfermeira, estudante.. Outros trabalhos que fazem estas mulheres são os relacionados com o serviço doméstico e as tarefas agrícolas.

Também, quase todas executam alguma tarefa no setor informal. Os rendimentos que recebem por seu serviço formal e/ou informal, que são a base pra manutenção da família. Aproximadamente, os seus rendimentos, mesmo que com freqüência são menores que os do homem destinam-se a fornecer os bens de consumo de primeira necessidade e ao teu grupo doméstico: alimentação, vestuário, remédios, etc., Os homens, pelo oposto, têm um orçamento pra tuas despesas pessoais (rum, vestido, viagens ), do que pela maioria dos casos, a mulher não gosta do que faz.

O papel da mulher localiza-se dividido entre tuas tarefas de mãe e esposa, mas principlamente da mãe. Diante desta ocorrência, são vários os questionamentos que queremos fazemos: É ela que não aguenta por mais tempo a sua ocorrência de pobreza e emigra pra dar solução? Quais são as unidades familiares que fazem uso as mulheres, a forma de investimento para que sejam elas as que se envolverem no projeto migratório? Ela é que ao ter uma maior responsabilidade pela criação e educação dos seus filhos e vive com mais desespero da pobreza? quais foram as suas necessidades de mão-de-obra principlamente doméstica que são segmentado sexualmente os fluxos migratórios?

Existem dois factores-chave que são confessa que a emigração seja essencialmente feminina, se bem que não esgotam todas as explicações possíveis. Operação de regularização de 1991, nos dizem que o 94,3% das mulheres dominicanas chegadas nos últimos anos trabalham no serviço doméstico, deste percentual o 72,2% o faz como internas e o 17,1 restante como externas.

Entrevista consumada no decorrer do trabalho de campo na República Dominicana. O que se parece correto, é que é mais rentável economicamente para conservar a família que ficou na república Dominicana, que a mulher se continue ao serviço doméstico interno ou se vem acompanhada que os 2 estejam internos. A mulher, uma vez que emigra continuará a ter um papel preponderante na manutenção da família que ficou no ambiente de origem. Enorme cota de seu salário será enviada pra seus familiares, nos primeiros momentos, para que paguem a dívida que os custos de tua viagem causou e depois para manter a família.

Essas cargas econômicas, várias vezes, podem ser aumentadas, como efeito da emigração e por aqui mencionaremos 3 questões: a família rural dominicana, a imagem do imigrante e o acrescentamento do nível de consumo. A família rural dominicana. Caracteriza-Se por ser extensa, ou seja, que os grupos domésticos não adicionam exclusivamente para a família de procriação, todavia que convivem ante o mesmo teto, 3 ou mais gerações. A imagem do imigrante. Montou-Se uma certa imagem do emigrante como uma pessoa interessante que tem muito dinheiro e que é descomplicado obtê-lo. Isso tem provocado em vários casos, a dependência quase total das remessas pra sobreviver abandonando algumas estratégias de entrada.